sábado, 25 de maio de 2013

Um minuto de silêncio por dia para a Mãe Terra






Terminamos agora o primeiro puja a Sri Bhu Devi Yagna e tal como sempre foi maravilhoso celebrar de novo na nossa tenda. Agora está muito frio em Springen e o Guruji começou por brincar com o facto que Springen é ainda mais frio que Steffenshof o lugar do primeiro pequeno ashram. Depois o Swami disse-nos que os próximos 10 dias a contar de ontem, que foi o Narasimha Chaturty (dia do aparecimento de Narasimha) são um tempo muito auspicioso.  Também falou acerca da importância de estar em silêncio por um minuto cada dia. Silêncio pela paz mundial. Ele disse que nestes tempos a mente do homem está a mudar e se não estiver controlada e centrada no Divino as qualidades negativas tomam o controlo. Mas, a Mãe Terra precisa da nossa oração e dos nossos pensamentos positivos. Disse estas seguintes palavras com tanto amor e ternura que é palpável que Ele realmente conhece o seu sofrimento de uma diferente perspectiva: "Quando vêem uma mãe a sofrer, o que fazem? Ajudam. Se vêem alguém a sofrer tentam ajudar. Seja através da oração ou dos pensamentos positivos, ajudam." O Swamiji pede a todos que façam este minuto de silêncio todos os dias e se concentrem na Mãe Terra e lhe enviem positividade. Ele deu a certeza que quando alguém faz tudo com a intenção correcta e entrega tudo a Deus, tudo corre de forma suave. E quando rezamos com a correcta intenção o Divino irá enviar as nossas orações  às pessoas que estão verdadeiramente necessitadas. Nenhuma oração é ignorada, a vossa oração ajuda mas tudo tem o seu tempo e temos de ser pacientes pelo tempo certo. Guruji pede-nos a todos nós: "Então, um minuto por dia, por exemplo às 21:00 quando o vosso trabalho já está feito, podem sentar-se em silêncio. Não o façam mais do que um minuto, isto é muito precioso. Na realidade todos os minutos são preciosos. Mas o que torna este minuto particularmente especial é a vossa intenção de Amor e Gratidão. Enviem-no à Mãe Terra, ao Mundo, a este Universo. Então, tentem!" Guruji pede-nos a todos nós: "Então, um minuto por dia, por exemplo às 21:00 quando o vosso trabalho já está feito, podem sentar-se em silêncio. Não o façam mais do que um minuto, isto é muito precioso. Na realidade todos os minutos são preciosos. Mas o que torna este minuto particularmente especial é a vossa intenção de Amor e Gratidão. Enviem-no à Mãe Terra, ao Mundo, a este Universo. Então, tentem!" 




domingo, 19 de maio de 2013

Sobre a Equanimidade


A equanimidade é uma das 26 qualidades do devoto. Pensas que é possível para uma pessoa normal alcançá-la e como alcançar? 

Sim é. Porque a natureza real de quem vocês são não está limitada por nada - nem pelo bem, nem pelo mal. A Alma é sempre livre. Não há nada que a prenda. Tal como a Alma olha para tudo sempre sempre de forma igual.

Mas a alma recebe todas as informações da consciência universal - Deus. Quando este conhecimento entra na mente, a mente tem de interpreta-lo de uma certa forma. Então a mente automaticamente coloca uma limitação ou um julgamento. É por isso que julgamos. Por causa do julgamento a mente não consegue compreender o conhecimento
No Bhagavad Gita, Krishna diz: "Ei, Uddhava, não desperdices tempo com o bom e o mau neste mundo. Se quiseres alcançar-Me tens de ir além destas qualidades." Isto significa que é possível. Na Bíblia diz: Se quiseres alcançar
 o reino de Deus, tens de elevar-te acima de toda a limitação
Sim, o indivíduo pode alcançar esse nível, se realmente quiser. Este é o ponto mais importante. Alcançar a equanimidade é possível - mas a questão é se a queres.
Até que sejam sinceros, não podes. Porque a limitação são vocês que colocam. É possível alcançarem esse nível até para uma pessoa normal.
O quanto vocês se focam nisso, o quanto vocês desejam isso. Desejem-o da forma certa - mesmo para desejar o Divino terá de ser na maneira correcta. No exterior as pessoas desejam as coisas materiais. Mas aqui, para desejarem precisam de ter uma certa avidez.
Podemos dizer que amamos Deus, mas se tivermos ânsia que Ele se manifeste.
Podemos fazer japa, mas para terem este amor têm de querê-lo, têm de elevar-se acima da limitação. Nós estamos nesse caminho. É para isso que Deus vos chamou. Ao longo de muitas vidas de trabalho. É contigo. O professor está aqui para vos relembrar mas é convosco seguirem.

Sri Swami Vishwananda