domingo, 19 de maio de 2013

Sobre a Equanimidade


A equanimidade é uma das 26 qualidades do devoto. Pensas que é possível para uma pessoa normal alcançá-la e como alcançar? 

Sim é. Porque a natureza real de quem vocês são não está limitada por nada - nem pelo bem, nem pelo mal. A Alma é sempre livre. Não há nada que a prenda. Tal como a Alma olha para tudo sempre sempre de forma igual.

Mas a alma recebe todas as informações da consciência universal - Deus. Quando este conhecimento entra na mente, a mente tem de interpreta-lo de uma certa forma. Então a mente automaticamente coloca uma limitação ou um julgamento. É por isso que julgamos. Por causa do julgamento a mente não consegue compreender o conhecimento
No Bhagavad Gita, Krishna diz: "Ei, Uddhava, não desperdices tempo com o bom e o mau neste mundo. Se quiseres alcançar-Me tens de ir além destas qualidades." Isto significa que é possível. Na Bíblia diz: Se quiseres alcançar
 o reino de Deus, tens de elevar-te acima de toda a limitação
Sim, o indivíduo pode alcançar esse nível, se realmente quiser. Este é o ponto mais importante. Alcançar a equanimidade é possível - mas a questão é se a queres.
Até que sejam sinceros, não podes. Porque a limitação são vocês que colocam. É possível alcançarem esse nível até para uma pessoa normal.
O quanto vocês se focam nisso, o quanto vocês desejam isso. Desejem-o da forma certa - mesmo para desejar o Divino terá de ser na maneira correcta. No exterior as pessoas desejam as coisas materiais. Mas aqui, para desejarem precisam de ter uma certa avidez.
Podemos dizer que amamos Deus, mas se tivermos ânsia que Ele se manifeste.
Podemos fazer japa, mas para terem este amor têm de querê-lo, têm de elevar-se acima da limitação. Nós estamos nesse caminho. É para isso que Deus vos chamou. Ao longo de muitas vidas de trabalho. É contigo. O professor está aqui para vos relembrar mas é convosco seguirem.

Sri Swami Vishwananda


Sem comentários: