quinta-feira, 27 de setembro de 2012

domingo, 23 de setembro de 2012

Radharani

"Quando falamos de Radha, colocamos sempre o seu nome primeiro, e depois Krishna. Dizemos" Radhe Krishna, Radhe Shyam, porque Ela é a Shakti de Krishna. Ela é a única que dá poder a Krishna.
Pode-se dizer que Krishna é Deus, então por que Ele precisa de energia? Mas o amor - que é Krishna, que é Deus - é inútil sem devoção.

...
Então, desta forma, na forma de Radha, Ele manifesta-se como Bhakti, que é pura devoção. O que é esta devoção pura? Nós todos temos devoção: rezamos, fazemos o nosso trabalho a cada dia e este é,
também, chamado de devoção, mas pura devoção é a rendição completa. Esta devoção pura, que Radha Krishna teve e embora  tenha sido separada de Krishna, mesmo separada da Unidade -  era apenas para nos ensinar o que é a rendição.
 


Na verdade, Radha representa todos nós: a criação, a manifestação. Ela simboliza o amor, o exemplo. Ela simboliza o Bhav, a entrega total à vontade de Deus. Não se trata de sua própria vontade, mas a vontade de Deus, a vontade de Krishna. É por isso que se diz que Ela é a única verdadeira Devota e todos nós temos de nos tornar como Ela.

A manifestação do próprio Senhor em Radharani é para nos mostrar como amar incondicionalmente, como ter fé tal que mesmo uma tempestade não arrancará esse amor "

Sri Swami Vishwananda